9 de junho de 2012

AS IGREJAS DO SALVADOR, SÃO TIAGO E SÃO PEDRO DE TORRES NOVAS

Com o título acima e da autoria de Vítor Serrão, acaba de ser editado um novo e muito interessante livro sobre a não menos interessante cidade de Torres Novas.
É o culminar de uma parceria criada há três anos entre a Câmara Municipal e várias colectividades da cidade entre as quais a Igreja Católica local. Visava a recuperação do centro histórico e contou com apoios comunitários.
Em boa hora se constituiu esta união de esforços que tão frutuosos resultados trouxe para a comunidade torrejana em particular para a comunidade católica que viu cuidadosamente restauradas as suas principais igrejas, exactamente estas referidas no livro. E tudo indica que por muitos e bons anos.
Na sessão de apresentação do livro o Doutor Vítor Serrão realçou o rico património existente na cidade e que este esforço conjugado de restauro material e pesquisa científica recolocaria Torres Novas no mapa do turismo de arte e património. 
Para os torrejanos em geral é a possibilidade de ver com outros olhos, com outro olhar, o rico património que há muito existe na cidade mas agora restaurado, limpo, recolocado em lugar digno e, em muitos casos, reclassificado ou (re)identificado graças ao notável labor de Vítor Serrão e de muitos outros que o apoiaram na sua obra entre os quais é justo salientar a Câmara Municipal cujo presidente marcou presença na sessão de lançamento e o pároco que esteve no arranque da iniciativa, o reverendo padre Carlos Alberto Dias. 
Estão de parabéns as colectividades envolvidas no protocolo que hoje viu concluída uma parte significativa dos seus objectivos e estão de parabéns todos os torrejanos que com as três igrejas recuperadas e mais o chamado edifício de São Pedro têm à sua disposição não só os templos mas também um espaço de actividade social muito importante, funcional e acolhedor.     

Sem comentários: