Isto para introduzir um pequeno texto que enviei aos meus alunos a propósito de uma dúvida deles acerca do Império Romano. Está feito, tem destinatários específicos e um contexto próprio mas, pode ser que interesse a outras pessoas, apesar de limitado. Enfim: uma janela de oportunidade.
O CRISTOGRAMA DE CONSTANTINO
O Chi-Ró, Cristograma de Constantino ou Lábaro (estandarte militar) é um símbolo cuja origem se atribui ao milagre do aparecimento de Cristo ao imperador romano Constantino (272-337) imperador de 306 a 337 na véspera da batalha da ponte Mílvia em 28 Outubro de 312 d.C.
O símbolo, na sua forma mais simples, é como apresentado na figura da esquerda e composto pelas letras gregas Chi e Ró que correspondem às duas primeiras letras do nome de Cristo em grego. (Cristo = Χριστός).
Do lado direito uma versão mais «moderna» do símbolo onde constam também a letra Alfa e a letra Ómega, respetivamente a primeira e a última letra do alfabeto grego, princípio e fim do alfabeto e por analogia, Cristo como princípio e fim de todas as coisas.
Não há muitas certezas em relação às histórias que se contam a propósito deste símbolo e, durante o resto do Império Romano do Ocidente, é pouco referido e quase desaparece, mesmo dentro da Igreja Católica Romana, durante quase toda a Idade Média, voltando a nascer na Idade Moderna.
Sem comentários:
Enviar um comentário